O nome X-Factor já foi aplicado a três equipes de super-heróis mutantes da editora Marvel Comics.
Primeiro X-Factor
Os membros do primeiro X-Factor (imagem) eram os que constituíram a primeira formação dos X-Men (criada em 1963): Jean Grey, Ciclope, Fera, Anjo e Homem de Gelo. Elaborar um roteiro que reunisse essa equipe foi complicado, já que Jean Grey era dada como morta desde o desfecho da Saga da Fênix. Do roteirista Kurt Busiek partiu a idéia de como contornar a situação: a entidade conhecida como Fênix nunca teria se fundido ao corpo de Jean Grey, apenas o copiado assim como à sua personalidade. A verdadeira Jean estava presa numa cápsula no fundo do rio Hudson, em estado de estase. Ciclope estava agora casado com uma mulher estranhamente semelhante a Jean Grey, Madelyne Pryor, e teve um filho com ela chamado Nathan.
O grupo não queria mais integrar os X-Men por estes estarem sendo liderados na época por Magneto. Estabeleceram-se no centro de Nova York sob a fachada "Caçadores mutantes de aluguel".
Foi na revista do X-Factor que o vilão Apocalipse fez sua primeira aparição.
Durante o crossover "Inferno" em conjunto dos X-Men, uma história revelou a origem de Madelyne Pryor. Ela era um clone de Jean Grey criado pelo Senhor Sinistro. Demônios se aproveitaram do trauma que ela sofreu ao descobrir isso para moldá-la na vilã enlouquecida conhecida como Rainha dos Goblins. Nessa saga o X-Factor se reaproximou dos X-Men, mas eles continuaram sendo duas equipes distintas.
O retorno dos membros do X-Factor para os X-Men só aconteceria após a vitória de ambas as equipes contra o Rei das Sombras. Este poderoso telepata havia dominado a mente de vários mutantes. Depois de sua derrota, alguns dos mutantes que ele controlou vieram a formar o novo X-Factor.
Segundo X-Factor
No lugar de encerrar a série, a Marvel preferiu contratar o roteirista Peter David para elaborar um novo X-Factor (imagem) mas com membros já conhecidos do cenário mutante. Este X-Factor foi uma equipe governamental que respondia ao Pentágono, baseada em Falls Edge. Os primeiros membros do X-Factor foram:
* Destrutor, que já foi membro dos X-Men
* Polaris, também ex-membro dos X-Men e namorada de Destrutor
* Homem-Múltiplo
* Fortão ex-segurança da mutante Lila Cheney
* Lupina, ex-Novos Mutantes
* Mercúrio, ex-vingador e filho de Magneto
* Val Cooper funcionária que fazia o elo entre a equipe e o governo
Apesar da série não ter feito muito sucesso, Peter David foi aclamado pela crítica graças a seu bom uso do humor e de referências culturais no roteiro. David deixou o título em 1993, e a revista foi assumida pelo roteirista J.M. DeMatteis. A equipe com o tempo perdeu a maior parte de seus membros originais: pensava-se que o Homem Múltiplo tinha morrido vítima do Vírus Legado; Lupina passou a integrar a equipe britânica Excalibur; Fortão saiu depois de sofrer um ataque cardíaco; e Destrutor foi sequestrado por uma organização terrorista, sofrendo lavagem cerebral.
O escritor John Francis Moore e o desenhista Jeff Matsuda aproveitaram para intorduzir novos membros:
* Selvagem, ex-Tropa Alfa, possui sentidos aguçados, garras e presas
* Forge, mutante capaz de projetar armas de tecnologia superior (assumiu a liderança do grupo após a saíde de Destrutor)
* Lasca, irmã de Bishop que havia sido transformada em holograma como forma de escapar da morte.
Foram inseridos no grupo também os criminosos Mística e Dentes-de-Sabre, que eram obrigados a colaborar com a equipe através de um colar que inibia seus poderes, instalado em seus pescoços. A equipe acabou rebelando-se contra o governo, simulando suas próprias mortes e passando a agir na clandestinidade.
O segundo X-Factor acabou em 1998 quando a equipe foi desfeita. Destrutor que já tinha voltado ao grupo ganhou uma nova série, Mutant X que narrava suas viagens por um universo alternativo no qual foi parar após a explosão de uma máquina do tempo.
X-Factor Investigações
Em 2006 foi lançada nos Estados Unidos uma nova série de X-Factor. Nela, Madrox, com a ajuda de antigos aliados (incluindo colegas do X-Factor anterior), forma X-Factor Investigações, cuja finalidade é acalmar os efeitos da Dizimação e também cuidar de casos envolvendo mutantes. Fazem parte da Equipe:
* Madrox
* Fortão
* Lupina
* Monet St. Croix
* Layla Miller
* Rictor
* Syrin
Fonte : Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário